Bem vindos!!!!


Propomos aqui uma reflexão e uma discussão sobre como construir um aprendizado. É preciso ensinar a aprender, ou seja,  incorporar um conjunto de valores instituídos de comprometimentos e conhecimentos profissionais, tecnológicos, de comunicação, sócio educacional e cultural, socioambiental, democrático e humano, isso envolve saberes didáticos pedagógicos de ação docente de domínio de conhecimentos e  principalmente gostar do que está ensinando.

Esse objeto de aprendizagem foi construído pelos discentes Bruno Lima, Cristina Soares, Daniela Bulcão, Elaine Campos, Erick Farias, Giselia Marques, Isabela Araújo, Maristela Oliveira, Raema Nascimento, Rosiane Mercia, Vasti Damasceno e Valber Teixeira, sob orientação da docente Bárbara Coelho responsável pela disciplina Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação do Curso de Pós Graduação em Docência do Ensino Superior da Faculdade da Cidade do Salvador.

 

Educação para todos e todas 

A educação é um direito humano fundamental em si mesmo. A educação é essencial para o desenvolvimento humano e para garantir o gozo de outros direitos.

No entanto, o livre acesso à educação já não é considerado suficiente para garantir o direito à educação. Outros três requisitos devem ser tomados em consideração:

Oportunidades iguais: O Estado deve garantir não só o acesso igual mas oportunidades iguais para se ser bem sucedido(a). Isso significa que algumas crianças podem precisar de mais apoio e de condições especiais. As crianças surdas, por exemplo, têm o direito às condições necessárias de apoio à sua aprendizagem, como Língua Gestual, auxiliares auditivos e intérpretes quando preciso.

Educação de qualidade: O Estado deve garantir o acesso igual a uma educação de qualidade. Frequentemente, existem dois tipos de escolas: de elite, com pessoal de alta competência e profissionalismo e infra-estruturas de elevada qualidade; e para os pobres, sem os recursos humanos e materiais adequados.

Educação para o pleno desenvolvimento humano: todos e todas temos o direito a uma educação que não seja apenas aprender a ler, escrever e calcular. A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma explicitamente que a educação deve “visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos (…)”.

A educação é em si mesmo um direito e um dever. Para compreender melhor a obrigatoriedade da educação e a sua importância é importante confrontar as crianças com a realidade de outras crianças que não têm acesso à educação e constatar como essa privação pode afectar as suas vidas no presente e futuro.

http://www.grupodonadoni.com.br/educacao.html

Comentários a: "Bem vindos!!!!" (7)

  1. saulo silva tanan said:

    Infelizmente uma profissão que deveria ser umas das mais valorizadas e temos uma realidade totalmente diferente no nosso país. Uma prova disso é a greve dos professores na Bahia e que percebemos o total descompromisso do governo em sanar a greve.Sabemos que uma excelente educação é a base que o indivíduo precisa para se tornar um bom cidadão e profissional futuramente, e vemos que a realidade no nosso país é totalmente contrária ao que seria o ideal, pois quem se sentiria realizado no exercício de sua missão depois de passar anos estudando e se especializando para bem desempenhar, e no final de cada mes não poder custear o básico para busca de qualidade na sua existencia e continuar investindo em conhecimento.
    Como ter um bom professor com turmas de 50 alunos, salas de aulas inadequadas para um comportamento adequado a boa aprendizagem? Como a educação pública vai melhorar se a responsabildade está na mãos dos gestores públicos. Acorda Brasil que ainda há tempo de salvarmos o futuro dos brasileiros.

  2. Raema Nascimento said:

    É, vamos acordar BRASIL: para o futuro, para o novo, por salários dignos, por melhoria na qualidade de ensino-aprendizagem, pela cidadania, pela transformação politca e social para uma sociedade mais justa e igualitária. Isso só sera possível quando fluir a nossa consciência pela busca do conhecimento para um mundo melhor.

  3. Amigo Erick Farias parabéns pelo seu blog dedicado a educação! Matéria de intensa discussão atualmente no Brasil, não só no que concerne aos docentes como também aos discentes. A desvalorização educacional é explícita diante de tantos acontecimentos negativos expostos através dos meios midiáticos, mas a esperança de alcançarmos uma educação plena, digna e efetiva no ponto de vista qualitativo deve ser perseverante diante de um Estado inerte para os problemas sociais, dentre eles a “EDUCAÇÃO”, um DIREITO SOCIAL de todo CIDADÃO.

  4. Andrea Luana (Professora) said:

    Analisando os aspectos abordados no blog, devemos entender que não há como ter Oportunidades Iguais para crianças e adolescentes PNEE (Portadoras de Necessidades Educativas Especiais) em todos os ambientes escolares públicos, já que os professores não são preparados para receber/ensinar esses alunos, pois não tomaram um curso específico ou se tomaram, não há como numa sala de 45, 50 alunos (verdade em escola pública) dedicar uma atenção exclusiva para ele, ou ficar ´traduzindo´ o que foi dito em 50 min de aula, no qual esse tempo é perdido com chamadas, com o momento de retorno a calma/ordem e aplicação do tema proposto.
    A questão da Educação de Qualidade, não podemos afirmar que não existem profissionais competentes ou que se importem com o conhecimento/aprendizagem do aluno, existem SIM, por mais que o Estado pague mal, por mais que o número de alunos desinteressados seja grande, ainda existem professores que acreditam, que se esforçam para uma educação de qualidade, nem que essa educação seja apenas a que ele tenha a propor na escola. Eu por exemplo sou professora de Educação Física (uma disciplina bastante desvalorizada tanto na escola, como pelos próprios pais dos alunos), a mesma qualidade de ensino que eu proponho para meus alunos de escola particular eu ofereço para os da escola pública, a partir do momento que a Lei 9394/96 propôs que a Ed. Física seria obrigatória em toda Educação Básica ela é importante para o aluno, então entendemos que tem conteúdo para oferecer e não somente dar a bola para os meninos jogarem. Então entendo que a Educação de Qualidade depende da vontade de quem quer transmitir e não simplesmente da infra-estrutura que nos oferecem.
    Acho que ser professor é uma dádiva divina, é um dom, um privilégio, que só pode ser adquirido/concebido para quem tem vontade de enfrentar todas essas barreiras de preconceitos (salariais, institucionais, estruturais e de ordem), onde ganhando bem ou mal temos que lembrar que quem ganha de verdade é o ALUNO, pois não há PRAZER maior que vê anos depois aquele menino rebelde, que não queria conta com nada, ou aquele dedicado de familia humilde, filhos de presidiários, pessoas marginalizadas (que vivem a margem da sociedade) mudando de vida, sendo GRANDES homens e mulheres, diferentes do que seus pais foram, tornando seus sonhos realidades, isso é o melhor presente que um professor pode ter,
    eu já tive o meu!!

  5. Parabéns pelo Objeto de Aprendizagem! os assuntos estão bem distribuídos e tocam em questões pertinentes na relação tecnologia e educação.

    Abraços turma,

  6. Parabéns equipe pela construção desse espaço efetivo de uma nova construção educacional com o uso das tecnologias da informação e comunicação!

  7. Olá, parabéns pelo trabalho!
    aproveitando essa discussão da tecnologia na educação.. foi poderia publicar seu livro “Escrita Eficiente Sem Plagio” na Amazon, gostaria de ler em meu kindle. Ou então, disponibiliza-lo em formato epub ou mobi.

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